Técnicas da viola de fado

Aqui vai um primeiro vídeo (mais para teste do que propriamente vídeo-aula definitivo) sobre a técnica de base do fado à viola.

Técnicas #1

42 respostas a Técnicas da viola de fado

  1. FERNANDO DA SILVA MAIA diz:

    Obrigado sr Miguel pela primeira lição…está óptimo…..sem querer ser goloso, venha a próxima, pois o senhor vai concerteza ajudar muitos anónimos amantes do fado e que tal como eu, precisam de quem tenha paciencia e amor ao próximo.
    OBRIGADO

    QUANDO QUISER PASSAR POR AVEIRO TEREI MUITO PRAZER EM CUMPRIMENTÁLO E AGRADECER.LHE PESSOALMENTE.
    abraço
    fernando maia

    • Ricardo Pires diz:

      Boa noite. Queria desde já agradecer pelo excelente site que esta aqui.
      Sou um jovem que já dava uns toques na viola mas principalmente rock, mas como a crise apareceu e fez-me obrigar a imigrar para a suíça e comecei a apaixonar-me mais pelas coisas nacionais inclusive o nosso fado.
      Como se deve imaginar sou bastante maçarico mas com muita vontade de aprender e isso devesse a(s) pessoa(s) que mantém o fado vivo. UM MUITO OBRIGADO e ja agora deixo o meu email para quem quiser enviar dicas…ABRAÇOS
      Ricard.o@live.com.pt

  2. Valadas diz:

    Mais, queremos mais! Fora de brincadeira e agradecendo o seu trabalho, gostava de mais umas tecnicas, dicas, ideias, … o fado agradece. E eu tambem🙂 Parabens!

  3. Francisco Faria Pais diz:

    Assisti ao Video e gostei muito desta 1ª lição. Por favor , diga-nos mais coisas da maneira tão clara como o fez neste video.
    E gostava de lhe perguntar : A afinação do baixo ,à maneira do Joel Pina , isto é´,
    a 4ª corda o Sol, a 3ª o Ré , a 2ª o Lá e a 1ª o Mi , parece-lhe vantajosa , em relação
    ao normal , no acompanhamento do fado ?
    Mais uma vez , lhe peço dicas para o acompanhamento do baixo no fado. Claro , se
    tiver tempo. Muito obrigado

  4. Obrigado pelo comentário, caro Francisco.
    Relativamente ao baixo: lamento, mas não conheço nada de baixo, nunca peguei neste instrumento, e não saberia portanto responder.

    Está para breve outro fado, e quanto a vídeos, também um dia destes irei continuando (e melhorando a qualidade das imagens, porque o primeiro não saiu lá muito bem.)

    Abraço

  5. joao nogueira diz:

    Desde ja eu queria dixar os meus parabens pelo trabalho que esta a desenvolver que e sem duvida uma grande ajuda aos amantes da viola de aconpanhamento que tem mais dificuldade na pratica e tambem podermos aqui obter imformacao de um modo geral sobre o fado .
    Gostava de seber se e possivel colocar um video mais focado nas transicoes que e o que realmente me custa a entender porque a explicacao do desenho que esta aqui no blog e um pouco confuso para mim o meu muito obrigado

    • Caro João, obrigado pelo comentário e pela sugestão. Vou tratar de fazer um vídeo sobre as transições, como pede. Daqui a uma semana no máximo, se conseguir.
      Cumprimentos

      • joao nogueira diz:

        Muito obrigado por nos ajudar a podermos mostrar a nossa musica .
        Porque eu tambem como o senhor vivo no estrangeiro no luxemburgo onde a comunidade portuguesa e enorme mas devido a ser maioritariamente pessoas do norte nao tenho acesso ao fado nem a pessoas que toquem fado mas sim acordeon e todos os instumentos do rancho o que tambem e bonito mas eu sou de lisboa nascido e criado em lisboa e fui criado ao som do fado e com ele que tenho todas a s minhas memorias e saudades com ele choro com ele viajo ao meu passado saudosista e nada melhor que uma valente guitarrada com amigos ou sozinho para deixar cada vez mais o fado entrar em nos e a quem o queira receber .
        Por isso o MUITO OBRIGADO PELA SUA AJUDA e venham dai essas aulas que tanto nos ajudam a tocar fado pelo mundo a fora; obrigado

      • Existe de facto uma sobre-representação do folclore minhoto nas comunidades portuguesas, e isto não se traduz apenas pela relativa ausência do fado (o que em si, como o João explica, tem explicação óbvia pela proveniência dos Portugueses), como também acaba por desvalorizar os conjuntos, instrumentos e músicas de outras regiões também muito ricas. A concertina ganhou uma predominância que me começa a irritar, a viola braguesa quase não se ouve (e às vezes nem se vê), e ficam esquecidos os adufes, as gaitas-de-fole, as várias violas que existem pelo país todo…

  6. Santos Pinto diz:

    Só ontem, e por acaso, tomei contacto com viola de fado.
    Muitos parabéns, pela coragem de tamanha aventura.
    Para mim ainda é um pouco difícil, pois estou a aprender.
    Achei bastante instrutivo o vídeo.
    Parabéns.

  7. joao nogueira diz:

    Mais tarde quando houver uma maior desponibilidade agradeco os acorde da letra da lucinda camareira do qual eu nao sei o nome do fado obrigado.
    E deixo a sugestao para os amigos que conhecem os nomes dos fado que se faca uma parte neste blog com a ajuda de quem sabe uma nomenclatura os fados como ja vi em algumas partes aqui como por exemplo versão Fado da Idanha cantada por Maria Teresa de Noronha. Outras letras são Malmequer, Eu gosto da minha casinha para nos aprendermos a destinguir os nomes dos fados e algumas das letras que a eles se podem aplicar obrigado

    • Fica desde já na lista dos próximos. Acho que o fado a que se refere (Lucinda Camareira) é o Fado Bailarico, mas não tenho a certeza. Vou investigar, o certo é que qualquer dia aparecem aqui os acordes.
      Cumprimentos

  8. carlos bandeira diz:

    Muito obrigado, pela aula.
    Para os curiosos, como eu estas dicas são fabulosas, para quem como eu tem uma fadista em casa e por vezes quer ajudar, mas fica limitado.

  9. carlos bandeira diz:

    Necessitava de algo relacionado com o fado “irmão fora da lei”.
    Se possivel acordes.
    Obrigado

  10. Chico diz:

    Acho que falta um tempo quanda vais do sol para o fa

    • Parece-me que não, cantei para experimentar este trecho e acho que tá bom assim. O Fá, aqui, é apenas um acorde transitório entre o Sol e o Mi sétimo. Experimenta lá a cantar e se der erro diz-me, posso estar enganado.

  11. Saudações a todos ! Faço parte de um grupo de Cantares da 3ª idade (para além de outras atividades do grupo) comecei pela viola ritmo ,agora estou a dedicar-me ao “Baixo acústico” porque fazia falta no grupo ,tenho utilizado o método como fazem no cifra clube ( pena não tocarem as nossas musicas ) já dei uma vista por este blogue e acho-o interessante só é pena que só tenha audios e não videos a ver-se as posições na viola era muito mais facil praticar , as tablaturas não as achei muito entendiveis , tenho o livro com pautas e tablaturas de musicas do José Afonso parece-me mais facil de entender (praticar já é outra conversa ) se fosse possivel fazer videos com as posições tenho a certeza que agradaria a todos ! Por agora fico-me por aqui e aguardando uma resposta !
    Leopoldo Manuel Rodrigues

  12. Armando Monteiro diz:

    Olá!
    Muito bom este site! Sou amador e amante do fado. Gosto de cantar o fado acompanhando-me à viola. Como porém nunca tive lições tenho estudado o acompanhamento sem qualquer ajuda. Normalmente utilizo os acordes maiores e menores simples, mas parece-me que os mestres do acompanhamento à viola utilizam muitas vezes acordes compostos. Gostaria de saber quais são para poder aperfeiçoar-me.

    Com os meus mais calorosos cumprimentos,
    Subscrevo-me muito atentamente,
    Armando Monteiro,

    Porto

    • Pelo que vi até agora, os mestres só nos últimos anos têm vindo a desenvolver outros tipos de acordes, mais próximos por vezes dos acordes de jazz, mas esta é uma evolução mesmo recente. O fado mais tradicional continua a ser tocado com acordes menores e maiores. Não tenho, infelizmente, conhecimentos suficientes para poder responder de forma correcta sobre acordes mais complexos. Cumprimentos

  13. Olá ! Não foi publicado o meu e-mail nem website , faço nova tentativa

  14. Pelo que entendi nos termos de uso a colocação de um link é pago

  15. Lucas Boaventura Saraiva diz:

    Parabéns pela iniciativa!
    Sou brasileiro e precisava aprender esse estilo de música. Você me ajudou muito, obrigado!

  16. Bruno diz:

    Sr. Miguel a malta está à espera que publique mais um video sobre fado na viola.

    Infelizmente em portugal ensinam por 50€/h 1x por semana, é caro😦

    Abr

  17. PEdro diz:

    Gostava se pudesse, arranjar acordes para o Roseira Botão de Gente. Muito Obrigado e parabens pelo site

  18. victor morgado diz:

    caro amigo Miguel, toco coimbra ha 42 anos, e alguns anos tambem um pouco de lisboa, acompanho algumas vezes o Armindo Fernandes dentro de outros e varios fadistas da zona centro.toco com viola de coimbra , afinada em SI o que da dor de cabeça ao guitarrista quando olha para mim , que tou num esquema de menos um tom, se aparecesse uma viola de lisboa em 2da mao, gostaria que me informasse, a minha viola foi feita com mais um traste na escala, em braga , para dar mais som aos bordoes, mas nao posso afinar em LA, porque me parte as cordas finas (tomastik)- ver http://www.velhaguardacoimbra.com. um abraço coimbrao, e parabens pelo trabalho apresentado. victor morgado

  19. rodrigo diz:

    Muito bom o site.. Nao deixe de publicar acordes de fados. É o único sitio da net onde encontro. Os vídeos das técnicas de viola são muito importantes também. Se fosse possível fazer mais uns. O primeiro estava muito bom, e foi muito útil. Muito obrigado., Rodrigo chaves

  20. Ramon Garcia diz:

    Hola y muchas gracias poe sus lecciones. Mi pregunta es.¿ la guitarra que usa es la guitarra clasica o es una viola de fado con cuerdas de acero? Muito obrigado y un saudo desde Gijon en Asturias

  21. Abílio Rodrigues dos Reis diz:

    Olá a todos! Muito obrigado, por todos estes ensinamentos, pois perguntando também se aprende. Não toco quase nada, apenas aprendi a executar uns acordes em guitarra acústica. Como gosto de fado, estou a aplicar os acordes aprendidos, só que acho que faz falta ali umas passagens entre acordes. Será que alguém me pode ajudar?
    Será que a sequência de passagem tem a ver com a tonalidade em que o fado é iniciado?

  22. Marisa diz:

    Fantástico, muito obrigada por partilhar o seu saber! Estava a tentar aprender sozinha, assim facilita muito!

  23. carlos t diz:

    e que tal umas partituras com o desenvolvimento de cada fado?

  24. Armando Monteiro diz:

    Olá Miguel !
    Vi o video da primeira lição em Lá m o qual está muito bom!
    Toco viola (amador) e gostava de também saber tocar guitarra portuguesa. O Miguel por acaso tem conhecimento da existência de algum blog do género do seu mas para guitarra portuguesa?
    Seria fantástico se existisse, porque no seu blog dado o nível das explicações, só não aprende a tocar viola quem não quiser.

    Cumprimentos,
    A. Monteiro

  25. José Quinta diz:

    Obrigado! Um abraço

  26. Victor Rodrigues. diz:

    Gostei muito desta 1ª lição,e gostaria de perguntar se sem ser online ,se há possib
    lidade de adquirir um CD com lições de viola de fado.Fico esperando uma resposta

    Atenciosamente.

    Victor Rodrigues

  27. pedro diz:

    quantos videos ja ca estao? so consigo ver um.gostei m .fico a espera de mais..nao das aulas em casa?sou de santarem e aqui ninguem ensina fado.é uma vergonha

  28. Olá, almas gémeas do Fado!
    Já tirei (mais ou menos) os acordes do acompanhamento à viola de “Roseira, botão de gente” em Sol menor, mas gostava de confirmar se estão 100% certos, porque por aquilo que tenho visto no Youtube há algumas passagens que (desenho de um ou outro acorde que não conheço) não estarão 100% contemplados.
    Quem puder contribuir para a minha evolução e agradeço reconhecido
    Obrigado
    Armando Monteiro

  29. rui saraiva diz:

    Olá gostei muito da explicação da primeira aula, eu ando aprender a tocar viola em termos da fados e fazer acompanhamento do mesmo será que podem me enviar vários tipos de acompanhamentos de fado por email, se fosse possível agradecia. O meu email é rui_saraiva32@hotmail.com

  30. António Alves diz:

    Agradeço o favor de indicar as notas do fado: amor é agua q corre de A. Marceneiro. Serão A D e E7 ? Só essas três? Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s