O autor

O autor deste blogue é apenas um amante do fado, que gosta de o cantar e de o tocar à viola, quando está sozinho ou a tomar duche (sem viola, não haja confusão). Há-de chegar um dia em que cantar o fado na Tasca do Chico seja apenas um hábito.

Bem, o meu nome é Miguel. Aprendi a tocar viola em outubro de 2005, fui tocando músicas de vários géneros, e não fado, por uma razão simples : a viver fora de Portugal desde sempre, não encontro facilmente professores de fado, principalmente para a viola. Nem websites que possam dar indicações sobre acordes de fados (esses vão aparecendo, aos poucos, em websites generalistas), nem nada onde perceber os esquemas de transição entre os acordes, aquelas notas que dão luz e cor ao fado que se canta e toca.

Hoje, com alguns anos a tocar viola (em casa, repito, como mero amador), sinto a necessidade de um espaço em que qualquer pessoa que esteja a aprender a tocar viola possa aceder à informação sobre “como tocar fado”. Parto do pressuposto de que o violista sabe fazer os acordes principais (abertos, como o Mim, e fechados, como o Fá) e apenas precisa de conhecer as cifras dos muitos fados que existem, bem como os esquemas de transição entre os acordes. Poderá haver, caso receba pedidos, uma evolução a esse respeito.

Como simples amador, as minhas indicações nem sempre serão as melhores. Agradeço que me enviem correcções e comentários. Também podem pedir que publique a cifra de uma música em especial, caso queiram aprender a tocá-la. Tentarei aceder aos eventuais pedidos.

Contacto : blog.violadefado (at) gmail (dot) com

Aquele abraço aos amantes do fado,
Miguel

45 respostas a O autor

  1. Francisco Faria Pais diz:

    Gostaria imenso, se o meu amigo estiver para isso , de conhecer as cifras eas transições entre os acordes de fados como : PEDRO RODRIGUES , GINGUINHAS , BACALHAU
    e IDANHA.
    O que li de si neste site , parece-me que presta um grande serviço ,humildemente ,a quem gosta de viola e de baixo de fado, como é o meu caso.
    Médico, de profissão … mas fadista de coração.

    • Ricardo diz:

      alguem me podia arranjar a tablatura do fado de herminia Silva musica :FADO DA SINA? sei que tambem e cantada por camané e Dulce pontes.Agradecia imenso.
      Obrigado e continuem com o bom trabalho

  2. Olá e desculpe o atraso na minha resposta.
    Vou tentar aceder ao seu pedido o mais rapidamente possível.
    Continue a visitar este blogue, qualquer dia estes fados aparecem aqui.
    Um abraço

  3. Fernando Boaventura diz:

    Caro Miguel.
    Só hoje dei com o seu sitio.
    Sou um amante de fado, também dou uns toques na sala ou no banheiro.
    Estou a devorar a informação por si prestada sobre acordes e estou a aprender algumas coisas muito giras. Toco á muito tempo viola mas não sou musico. Gosto de tocar para a familia e amigos.
    Este seu trabalho está fabuloso.
    Não vou deixar de o acompanhar.
    Muito Obrigado e muitos Acordes.
    Fernando Boaventura

  4. jose matos diz:

    ola eu sou um amante do fado gostava de saber a tecnica de tocar, embora ja toco viola ,mas nao sei tocar fado sera que me poderia ajudar

    • Olá, dentro em breve irei colocar aqui uns vídeos para explicar como tocar. Já o deveria ter feito há algum tempo, mas faltou-me isso mesmo: tempo.
      Entretanto, pode ir estudando os acordes e os esquemas de transição que aparecem aqui, já terá algum material para perceber os princípios do acompanhamento do fado.
      Cumprimentos

      • jose matos diz:

        ola muito obrigado por me ter respondido, fico aguardar,estou a tentar mas estou com deficuldade

        cumprimentos

  5. Fertnando da silva Maia diz:

    Aguardo com muita expectativa esses acordes e passagens de fado para viola que o senhor(Viola de Fado) diz ir publicar. Tenho muita pena de não viver em Lisboa, pois aí há concerteza algum caridoso que me iria ensinar. Por gostar tanto de fado e musica comecei a fabricar umas violas muito geitosas, e já com os meus sessenta e tais……sem ter pegado algum dia em madeiras e ferramentas, depois de reformado surgiu-me esta paixão…agora só estou bem mexendo em madeiras fazendo violas e cavaquinhos…..

    • Francisco Faria Pais diz:

      Meu amigo. O nosso amor pelo fado,vejo que é comum.Pelo que li ,faz instrumentos de corda. Tenho uma viola ( baixo acustico) onde ando a aprender e gostaria de saber se no seu (armazem) tem algum baixo de fado,
      pois gostaria de ter uma com boas qualidades acústicas,embora esta é artesanal de um fabricante de Valência. Os meus cumprimentos

      • A melhor viola baixo acustica e a melhor para o fado,e a viola baixo espanhola marca Esteve,a qual e fabricada com 4,5, ou 6 cordas,e pode ser comprada ja amplificada.E uma maravilha.Ha alguns baixistas portugueses que as usam.Os fabricantes portugueses podem construir baixos com bom som,mas sao duros,,grandes,e com cabecas mal feitas.Toquei baixo para fadistas usando um baixo Hoffner e um amplificador para acusticos,e nao era nada mau.Quanto a violas,ja e outra coisa.Violas dos Gracios, do Joao Palmeiro,,e ate do Oscar Cardoso sao excelentes.So e pena que nao usem a vareta metalica de ajuste do braco.,razao pela qual eu so uso as melhores violas Takamine grande concerto.

  6. Paulo Grovi diz:

    Blog fantástico, estou a ler tudo, parabéns.
    Se por acaso, tiver alguma coisa sobre o Baixo no fado, agradecia muito, obrigado.

    • Muito obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente, nada tenho sobre o baixo, até porque nunca toquei esse instrumento e não saberia ensinar nada.
      Abraço

    • Francisco Faria Pais diz:

      Meu amigo . Vejo que está desejoso de receber elementos sobre baixo de fado.
      Está como eu. Se receber alguma coisa, peço-lhe o favor de me dizer alguma coida.

  7. jose matos diz:

    ola desculpe se estou a chatear mas gostava de tocar o fado agua e mel cantado pela alexandra sera que me conseguia ajudar mais uma vez obrigado

    • Olá, acabei de colocar o fado Agua e mel na minha lista de próximos fados (terá de esperar um pouco, pois a lista de pedidos já vai longa).
      Entretanto, já tenho um pequeno vídeo pronto para publicação aqui no blogue, será disponibilizado amanhã.
      Cumprimentos

      • jose matos diz:

        obrigado fico aguardar, em quanto video è uma grande ajuda. ainda bem que enssiste possoa como senhor,
        gostava de saber se ensiste alguma tecnica alguma formula de se tocar fado
        mais uma vez obrigado
        cumprimentos

      • Caro José, já adicionei um vídeo. Se quiser indicações sobre como tocar fado, pode ver o vídeo e também pode fazer perguntas específicas.
        Abraço

  8. FERNANDO DA SILVA MAIA diz:

    Bom dia Miguel

    Não há duvida nenhuma de que o senhor gosta mesmo de fado, pois ao ajudar outras pessoas, está a promover o fado completamente, e sem nenhum interesse….que pena não haver muita gente com este elevado espírito de verdadeiro amante do fado!!!!!vivemos num País, onde o interesse se sobrepôe a tudo…tambem não tenho a certeza de que quem ensina por interesse, goste do que faz.
    abraço e obrigado amigo
    Fernando Maia

  9. Fernando diz:

    Um bem haja. Amante do fado, sempre tive vontade de saber tocar viola do fado. Uma preciosa ajuda.

  10. Francisco diz:

    O meu caro amigo arranjou das boas para si próprio: então vem aqui, com a maior humildade, dizer que toca e canta fado acompanhado à viola quando está sozinho ou a tomar duche, prontificando-se ao mesmo tempo a partilhar abertamente aquilo que sabe com todos os fadistas de chuveiro e de jantares de amigos deste País? Então não vê que se arrisca a ter uma multidão em casa? Olhe, com sua permissão, aqui tem mais um seguidor.

  11. Luís Filipe Santos diz:

    Venho por este meio mostrar o meu maior apreço possível, porque finalmente encontrei aqui, aquilo que há já algum tempo procurava, eu que tenho apenas algumas noções de guitarra, encontro aqui de forma clara e simples como acompanhar o fado à viola. Muito obrigado pela sua dedicação e por compartilhar com todas as pessoas aquilo que sabe. A cultura deve-se a pessoas como você e não aqueles que apenas querem fazer dinheiro dela.
    Com os melhores cumprimentos Luís Filipe Santos.

  12. FERNANDO DA SILVA MAIA diz:

    olá sr Miguel

    há dias por acaso vi um fado cantado e tocado pelo José Lucio, chamado ” fado do velho arménio”
    achei muito lindo e sempre actual,( pelo mundo que infelizmente nos cerca,) e gostaria de saber os acordes desse fado.
    será possivel sr Miguel
    Ficarei muito agradecido pelo facto se me puder ajudar
    abraço
    fernando

    • Olá caro amigo,
      O fado do velho Arménio parece-me ser uma variante do Fado Alberto, assim à primeira vista. Estou de viagem e não tenho a viola para experimentar, mas parece-me serem os seguintes acordes : Am, Bdim (x2323x), E7, Bdim, E7, Am, depois uma sucessão B7, Dm, G, C. Mas vou ter de verificar isto quando regressar.

      Vou considerar também a hipótese de colocar aqui fados só com acordes (sem esquemas de transição) para responder mais depressa aos pedidos que se vão multiplicando, para não terem de esperar que eu os estude na íntegra, o que às vezes demora imenso tempo.
      Abraço

  13. FERNANDO DA SILVA MAIA diz:

    Ok sr Miguel

    Agradeço a atenção e fico aguardando tudo o que de bom grado e paixão o senhor tem para partilhar com os amantes do fado e da boa musica.
    O fado do velho Arménio é tocado e cantado pelo José Lucio, que me parece ser tambem um grande musico e Fadista.
    bem Haja
    abraço
    fernando maia

  14. Fernando da Silva Maia diz:

    Bom dia Sr Miguel

    Seria abuso pedir-lhe, e se por acaso sabe e tem, os acordes do “FADO DO MALAQUIAS BARBEIRO” tocado e cantado pelo Sr José Lucio???? se possivel ficarei agradecido.
    abraço
    fernando maia

    • Igor Sá diz:

      Lá Mi
      E o Malaquias barbeiro.
      Lá (2x) Do# (para fazer passagem)
      Foi à feira de Azeitão,
      Fa#m Dó#
      para comprar um carneiro.
      Fa#m (2x) Mi (novamente para fazer passagem)
      Que lhe custou meio tostão.

  15. Zé Bacelar diz:

    Sr. Miguel sou mais um dos seus fiéis seguidores.
    O seu contributo é inestimável e impossivel de avaliar. Quero porém deixar-lhe um sincero OBRIGADO pelo seu trabalho. Os elogios são fáceis, a sua modéstia e capacidade faz por merecê-los, pelo que me limito a dizer-lhe simplesmente, que nunca lhe doam os dedos ao transmitir de forma tão clara e simples os seus conhecimentos.
    E como não há bela sem senão, perdoe-me a graça queria perguntar-lhe se conhece algum fado que contenha estes versos ou parecidos “…tinta branca ou amarela/tinta azul ou encarnada/cada barco é uma aguarela/ cada barco é uma aguarela/sobre a madeira pintada…”.Ouvi-o na minha juventude já lá vão 63 e nunca me saiu da memória.
    Um abraço cordial
    José Bacelar (Funchal)

  16. Sebastian diz:

    Hola, soy de Chile, tengo 25 años y gusto mucho del Fado. Me ha gustado mucho esta página, ahora será una favorita. Le dejo una pregunta:
    Sabe qué fado es éste?
    http://www.artevod.com/bandeAnnoncePlayer.html;jsessionid=915A3D2ACF5A8B3C95E12026A0F8DE49.tc6v2?ficheId=891

    Es de un documental de Carmen Castillo sobre Mísia.
    Saludos desde Chile!

    • Hola Sebastián! Este fado parece ser el “Fado de dois tons”, pero no estoy totalmente cierto. Los fados tienen muchas veces varias versiones de letras e diferencias en lo que toca a melodías, la más famosa del Fado de dois tons es esta, cantada por Manuel de Almeida : http://www.youtube.com/watch?v=PtuAx3bs7BI
      Si me recuerde de otra más parecida, le contestaré com más precisión.
      Abrazo

      • Sebastian diz:

        Muchas Gracias por su contestación tan oportuna. Me gustaría saber -si es que tiene la voluntad- la letra de ese fado que le envié ya que intentaré cantarlo algún día, comprenderá que me resulta difícil transcribirlo por el idioma. Saludos desde el Puerto de Valparaíso.
        (me alegra que comprende bien el español)
        Le dejo una Cueca Brava: http://www.youtube.com/watch?v=8iXpQDvCMUU que contrasta con su Fado.

  17. Este intercambio de perguntas e respostas dá pano para mangas.Ando a “batalhar” para melhorar o meu acompanhamento com baixo de fado. Digo que tenho encontrado tremendas dificuldades. As dicas não aparecem.Claro ,que quem vem para o baixo ,através da viola,pode ter facilidades. Agora quem vai ao baixo, via direta , sofre o que tenho sofrido. Era bom que um amigo … ou mais, (dos já sabedores) “,dissessem qualquer coisa. Até nos comunicassem :” Ó amigo , venha aqui treinar essa coisa, que agente dá uma dicas”.

  18. José Francisco Calado Aderneira diz:

    Muito bom este site aonde se pode aprender a tocar uns fados. Com tutoriais em vídeo seria fantástico, pois aquelas transições deixam um iniciante como eu sem saber como fazer.
    Muito obrigado e se poder continue postando pq o seu site é a única fonte para quem quer aprender a tocar uns fados.

  19. victor morgado diz:

    caro amigo nao sei se entrou o meu comentario, se entrou diga para (ver site http://www.velhaguardacoimbra.com

  20. luis aires diz:

    Olá Miguel( Viola de Fado),
    Sou, como o meu amigo, amante, cantante e , no meu caso,aprendiz de tocador de viola de fado .
    Gostaria que me inscrevesse em lista de espera para me dar a sua versão dos acordes da giuitarrada ” Lisboa ao entardecer” de Jan Tisky/Fontes Rocha, em LA. Já agora li aqui, algures , que era fã do Fado menor do Porto . Tem, também nesse aspecto a minha total concordancia. É uma peça imaculada e sublime!
    abç
    Luis Aires

    • Pedro Soares diz:

      Caro Miguel,
      Desde já os meus parabéns pelo site e pela sua disponibilidade para dar alguns conselhos e dicas aos amantes do fado. Sou igualmente um apaixonado pelo fado, por vezes também cantandor (confesso que a vontade é bem maior que as minhas qualidades vocais, mas apesar de tudo insisto) e estou nesta altura a iniciar um processo de aprendizagem de viola de fado. Pergunto-lhe se me pode indicar ou conhece algum mestre que me possa acompanhar neste processo de aprendizagem, entre Barreiro e Setúbal ?
      Um abraço

  21. Igor Sá diz:

    Sem querer abusar e sabendo que não tem a disponibilidade que deseja. Queria pedir-lhe uma ajuda com pelo menos os acordes do fado: Recado a Lisboa.
    Muito Obrigado desde já pela atenção!
    Forte Abraço e Boas Guitarradas!!
    Igor Sá

  22. Rui Baessa Pinto diz:

    Caro Miguel,

    Descobri este site e só posso felicitá-lo pelo excelente trabalho que está a fazer em prol da viola de acompanhamento do fado. Com efeito, apesar de tão lindo e peculiar o acompanhamento da viola no fado, tem sido substimado e relegado a um estatuto de parente pobre do fado que o seu laboriosa e altruísta dedicação poderá ajudar a melhorar.

    Como só comecei a utilizar as suas dicas e ensinamentos agora, tenho tido alguma dificuldade em me movimentar neste blogue, pois sinto a falta de um GUIA DO BLOQUE, que permita identificar as matérias de forma cronológia e/ou sequenciada. Explico melhor: tenho tido dificuldade em encontrar a primeira “lição”, a segunda e por aí fora, para ter um ponto de partida onde se explicam as bases informadoras do fado como os principais tipos de fado (menor, corrido e maior) e as respectivas transições. Também não encontrei, pelo que não sei se há disponíveis, as transições para os vários tons ou posições dos acordes. Por exemplo, na parte do fado menor existe a transição para o tom de Sol menor que serve lindamente para o fado da morte da Severa. Mas para “os teus olhos são dois círios”, de Ana Moura, que está em Lá menor, não há indicação das transições, nem para outros tons menores. Será que teremos que fazer a transposição ou você já tem disponível no blogue. Seria interessante (tou a pedir muito, não é?) se na entrada referente aos acordes de fado nos vários tons, tivesse também a indicação das transições nos vários tons e posições (por exemplo, para Lá menor na primeira posição – aberta -, para Lá menor na 5ª posição, etc).

    O seu método é simples e objectivo, a sua forma de apresentar as transições, que em minha opinião são o principal, permite uma aprendizagem fácil.

    Agradeço o esclarecimento.
    Grande abraço e Kanimambo.

    Rui Baessa Pinto
    Maputo
    Moçambique

  23. Mário Jorge Moita diz:

    Gostaria de saber se mora em Lisboa

  24. pedro diz:

    Curioso que sou tamb+em mas parece-me que M.alaquias Barbeiro é na musica do fado dois tons

  25. pedro diz:

    Rui Baessa Pinto. Em 1995 estive em Maputo e fui ouvir fado num Restaurante que não me lembro o nome. Estavas aí nesse ano?

  26. Encontrei o seu blog através de um vídeo no youtube e ainda bem! Às vezes é difícil encontrar acordes de Fados e vejo que aqui se torna uma possibilidade. Vivendo fora de Portugal desde 2011 e tendo começado a aprender guitarra clássica sozinha em casa o ano passado, – agora, desde Fevereiro, com um professor – ter toda esta informação relativa ao Fado é precioso! Muito obrigada por todo o seu trabalho!

  27. paulo costa diz:

    boa iniciativa ,admiro esta forma de impulsionar a viola de fado .obrigado amigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s