Acordes do fado

Os acordes mais comuns no fado são bastante acessíveis. Aqui ficam.

O primeiro quadro apresenta os acordes mais comuns nos fados em tom menor. Deve seguir-se as linhas. Por exemplo, o Fado Menor executa-se com Am e E (ou E7). Se o quisermos tocar em tom de de Fm, por exemplo, basta utilizar a linha correspondente : em vez do Am, tocaremos o Fm, e em vez do E tocaremos um acorde de C. E por aí fora. O quadro apresenta as posições dos dedos relativas a todos esses acordes.

Fados em tom menor
Clique na imagem para ampliar.

Este quadro lê-se basicamente da mesma maneira que o primeiro, mas corresponde aos fados em tom maior. Por exemplo, o Fado Corrido é um fado com dois acordes : G e D7 no exemplo que temos neste blogue. Mas, se quiseremos acompanhar o fadista Rodrigo, teremos de o tocar em tom de D, e substituir portanto o D7 por A7 (mesma linha que o D).

Fados em tom maior
Clique na imagem para ampliar.

NB: os acordes de F7, F#7, G7, G#7, A7, Bb7, B7, executados na forma n, n+2, n, n+1, n, n (por exemplo: 353433 para G7), são muitas vezes executados assim no fado: n, n+2, n, n+1, n+3, n. Sendo assim, o G7 passa a ser 353463. Os quadros aqui apresentados não trazem este pormenor, mas recomenda-se o uso do dedo mínimo na corda de Si.

Mais tarde serão colocados outros acordes muitas vezes usados, mais modernos, que podem servir de transições entre acordes dessas duas listas.

43 respostas a Acordes do fado

  1. Francisco Faria Pais diz:

    Acho extraordinário que se possa apresentar, para os que tem amor em aprender a
    tocar, os instrumentos que acompanham o fado , uma informação credível e objectiva,
    num meio de acesso fácil como é a internet. Acho que é um grande serviço que se presta, numa àrea onde ninguem ensina nada a ninguém , a custo zero. E a viola e o baixo de fado, tem , por este Portugal fora , muita gente que adoraria saber mais sobre
    as suas regras musicais dentro da música do fado.
    Assim possam continuar com entusiasmo.

    • joão Aguiar diz:

      João Aguiar diz.
      Agradecia uma explicação dos números, exemplo, 353433 para G7(Sol 7) executados assim no fado n,n mais 2/ n,n mais 1, como são aplicados na viola, pelo facto de não entender.
      Grato : João Aguiar

      • Boa tarde,
        No exemplo do G7, em vez do 353433, pode-se fazer 353453 (o “n+2” neste caso é “3+2”).
        Se quiser uma explicação sobre os números em geral, fiz uma numa resposta a um comentário na página dos acordes do fado.
        Se calhar, um vídeo seria necessário, estou a ver que há várias perguntas sobre isto.
        Cumprimentos,

      • Hugo Costa diz:

        Boa tarde,
        tambem eu tenho esta duvida. nao sei a que se referem em geral os numeros . tentei econtrar no post que mencionou na resposta ao Sr. Joao Aguiar mas sem sucesso.
        Agredecia um breve excplicacao.

        Este site e sem duvida uma boa ideia, e um pouco surpreendente que nao se encontre muita informacao sobre aprender a tocar fado na internet.

        cumprimentos

  2. Obrigado, caro Francisco.
    Vou continuar, apesar de nem sempre ter tempo que chegue.
    Abraço

  3. Valadas diz:

    Boas a todos. Um grande obrigado pelo material que disponibiliza. Quase tinha desistido de encontrar algo a ajudar/ensinar o fado na viola na net. Já tenho aqui algo pa dar os 1ºs passos. Vou voltando… Obrigado!

  4. Francisco Faria Pais diz:

    Continuo a consultar este site e continuo a desjar que o seu autor não perca o entusiasmo. Como ando a aprender o acompanhamento de viola baixo, muito
    adoraria algumas dicas sobre esta matéria. Oxalá o autor destes preciosos apontamentos , tenha tempo para o poder fazer.

  5. Luis Gregorio diz:

    Não percebo nada disto, infelizmente parece que toda a gente esqueceu DO RÉ MI FÁ SOL LA SI. Não conheço musica, mas como dizia alguém há muitos anos atrás (A música conhece-me a mim). Tenho 5 instrumentos de cordas, com 61 anos de idade não me considero nada coxo a arranhar as cordas.
    No dia em que todos ou quase, demos um sorriso a pedido das rádios que ouvimos a quem nem se quer conhecíamos, BEM HAJA A MUSICA, que continuará sem saber que lhe chamaram: C D E etc… etc…

    • Chamam-lhe Dó Ré Mi Fá Sol (criados muito tarde na história humana, durante a Idade Média), chamam-lhe A, B, C, D (herança da Grécia antiga), na India dão-lhe o nome de Svara (com notas de S r R g G m M), na China utilizam algarismos num sistema chamado Jianpu, o mais engraçado é que a música sobrevive, porque a música não se importa, não sabe nada, pratica-se, ouve-se, sente-se, só nós é que precisamos de a perceber. Felizmente, a música não deixará de ser música.

      (Curioso é que a maioria das pessoas, ao ler A, diz Lá, e ao ler E, diz Mi. As letras às vezes têm pronúncias esquisitas, a pronúncia de uma memória que não se apagou, não obstante as aparências.)

  6. martinho sousa diz:

    antes agradecer esta possibilidade de aprender e agora e quando puder nao entendo a forma de execuçao dos acordes os numeros e o x a que se referem, peço a sua compreensao. obrigado

    • Olá,
      Os números e o “x” : da esquerda para a direita, é a posição do dedo em cada corda. Por exemplo: o Lá menor ou Am [x02210] executa-se sem tocar na corda de Mi grave (x significa que a corda não se toca nem com a mão direita), com a corda de Lá sem nenhum dedo da mão esquerda (é o sentido do “0”), com um dedo na segunda posição da corda de Ré (2), com outro dedo na segunda posição da corda de sol (mais um “2”), com outro dedo na primeira posição da corda de Si (o “1” do acorde), e sem nenhum dedo na corda de mi (a mais fininha) (é o outro “0”). Portanto, os números significam as posições dos dedos da mão esquerda, e a ordem deles é a ordem das cordas : Mi-Lá-Ré-Sol-Si-Mi.
      Espero que a minha explicação não seja demasiado confusa.
      Cumprimentos

  7. gabriel cordeiro diz:

    Boa tarde
    Queria de facto tocar melodias de fado numa viola que comprei por 50 euros,mas está a tornar-se dificil.
    Neste blog ensina-se mas não tem nada de primário e assim sendo para quem não saber ler pautas é impossivel aprender alguma coisa.
    Aprendesse mais a ver tocar(em videos).

    • Pois, uns vídeos seriam talvez uma mais-valia. Tem-me faltado tempo ultimamente para me dedicar mais ao blogue.
      Ainda assim, ler as pautas aqui referidas não é tão difícil e qualquer principiante tem de aprender isso mesmo. Infelizmente não posso garantir neste momento que terei tempo para outros vídeos, pelo menos a curto prazo.

  8. vitor silva diz:

    Olá Boa tarde
    Agradecia que alguem me enviasse os acordes de viola para fado menor
    Muito obrigado

  9. Rui Tanoeiro diz:

    Boa tarde.
    Gostaria que me indicassem os acordes para o Fado Isabel.

    Cumprimentos

  10. martinho sousa diz:

    hola. quero antes de mais agradecer a resposta .Não podia ser mais clara. Bem haja. Agora venho colocar o seguinte ; Existe diagrama para as passagens entre acordes , ou qual a logica da sua construçao.

    • Há tantas construções de passagens diferentes que criar um diagrama ou algo do género seria difícil (mas não impossível, calculo). Por exemplo, para passar de um Ré menor ao La sétimo, temos várias possibilidades mas essas dependem da música que se está a tocar, uma passagem pode parecer muito natural numa música mas será estranha (não harmoniosa para os ouvidos) noutra. Parece-me que o melhor método é mesmo memorizar o que vamos aprendendo.

  11. Filipe diz:

    Olà,
    Em primeiro lugar parabens para o trabalho realizado.
    Mas acho que hà um erro no quadro dos acordes a nivel do E7.
    Não é 022140 mas é 022130.

    Abraço

  12. Rui Afonso diz:

    Parabéns e muito obrigado.
    É de louvar a iniciativa de ensinar fado na internet.

    Rui

  13. Fabio diz:

    Boas tardes !!! sou principiante na viola (cerca de 1 ano) e estou a tentar aprender uns fados pois e um estilo que eu muito gosto !!! mas nesses acordes k ai mostrao o k nao compreendo e o que esses numeros kerem dizer por exemplo: 353433 para G7 !! Alguem me pode explicar?? obrigado

    • luis aires diz:

      As minhas felicitaçoes a quem tomou a iniciativa de criar e manter esta caixa de dialogo, bem util para todos. O Fabio tente , com o indicador da mão esquerda pisar , em simultâneo, TODAS as seis cordas, fazendo o chamado travessão, no 3º traste. Agora, mantendo firme o indicador, tente colocar o dedo anelar no 5º traste , bordão LA . Em seguida , mantendo o indicador e o anelar como lhe disse, coloque o dedo medio da mão esquerda no 4º traste da corda SOL . Eis que tem a posição 353433, sendo que os “três” são assegurdos pelo indicador. Espero ter ajudado.

    • Antonio Moreira da Silva diz:

      Voce faz um travesao com o dedo indicador da mao esquerda no traste 3, com a mao direira na corda cinco Poem o anelar e na corda 4 poe, o medio; as cordas contam-se debaixo para cima o seja a mais fina é a 1 e a mais grossa a 6, quando aparece o x é para nao tocar essa corda. Existem varios sites que disponibilizam as cifras ou acordes ou ainsa chords e voce poderá ver no braco da guitarra a sua disposicao: http://www.cifraclub.com.br/carlos-do-carmo/os-putos/imprimir.html#tom=3
      este é um entre varios . Se for ao Google escreva cifras mais o nome da musica que quer aprender e logo apareceram varios sites.

  14. Fabio diz:

    Desculpem os capas (K) -.-!

    • LAURA AREIAS diz:

      Caro Senhor, descobri hoje este site e fico feliz por encontrar aqui explicações certamente úteis a todos que o lêem. Não pretendo aprendser viola, mas estudei muita teoria musical e pratiquei violino durante 10 anos, quando era jovem. Estou ainda familiarizada com a terminologia dos acordes, tons e modos. O que eu agora PRECISO saber é apenas: quando diz que o FADO CORRIDO tem doi acordes, por favor diga-me qual é a terceira e a quinta, mesmo que use letras (A=LA) eu entendo. Isto é porque estou a estudar a correspondência da saga da Mariquinhas (por ex. a casa da Mariquinhas cantada por Alfreso Marceneiro ou o enterrro da Mariquinhas, cantado por Carlos do Carmo) entre uma letra supostamente triste e uma música mais alegre que triste. Ficarei muito grata com as explicações que puder dar-me.

    • julio almeida diz:

      estou a aprender a tocar fado , e gostei da sua dica

  15. Abílio Rodrigues dos Reis diz:

    Sou um apixonado pelo fado. Iniciei há relativamente tempo a aprendizagem de guitarra acústica em casa e como alguém me cedeu uns apontamentos sobre acordes, vou treinando estes, embora me tenham dito que o fado deve ser dedilhado, o que para mim é totalmente desconhecido. Agradeço toda e qualquer informação sobre este assunto. Esta caixa de diálogo é de bastante interece, daí os meus parabéns a todos.

    • vital verissimo diz:

      Boa tarde. Só hoje , acidentalmente, encontrei este sitio, de que gostei e continuarei a frequentar. Estava à procura dos acordes do fado cravo para a letra do fado “VIELA” cantado por Alfredo Marceneiro, mas não encontrei.Pode ser que alguém ajude.Obrigado. Verissimo

  16. Olá eu sou o António Ferro (baixista), estou a viver há mais de 20 anos no Porto e recentemente descobri o fado vadio!!! Levei o meu baixo e comecei a tocar com toda a gente… Apercebi-me, que como baixista não tinha grande saída comercial (os cachets são para a guitarra e viola), como há falta de violas de fado no Porto, coloquei uma unha de gel no polegar da mão direita e aí estou eu!!! Em Setembro, vou viver para Lisboa (terra do Fado), gostaria de saber qual o professor que me pode aconselhar, para o melhoramento do meu acompanhamento. Obrigado. A. Ferro

  17. Carlos Miguel diz:

    Olá sou Carlos vivo em Angola e touco ritimo touco para CRISTO JESUS O VERDADEIRO DEUS e a VIDA ETERNA e a minha recomendação é que todos deveriam faser as coisa para Deus porque ELE deu ao homem Dons, e estes dons são para serem usados na casa de Deus, então meus amados suprem as nessecidades da casa de Deus se não vos será tirados todos os vossos dons e talentos.
    Jesus vos Ama e quer salvar vosas vidas.
    arrependam-se em quanto a tempo e voltam a praticar as obras que vós é dadas por entermedio da BIBLIA que é a palavra de Deus.

  18. Sinfano Martins diz:

    Excelente! Será que poderiaexpor a cifra do fado A viela? Obrigado

  19. luis carril diz:

    Boas.
    Alguem me consegue arranjar os acordes do FADO DA SÉ?
    Obrigado

  20. Almeida diz:

    Saudações a todos.
    Alguém pode postar aqui ou enviar os acordes do Fado Margarida?
    Obrigado

  21. Grato pela disponibilidade.
    Vou aprender fado.

  22. Santos Metrogos diz:

    Olá! Canto fado e acompanho-me à viola de fado desde os 10 anos de idade. Mas o que é relevante e louvável é o facto de haver quem disponibilize ensinamentos por amor ao fado, sem nada em troca a não ser o prazer de partilhar. Um Bem Haja a todos. Saudações fadistas!

  23. Francisco C Franco diz:

    acho que e’ realmente disto que quem gosta de aprender a tocar fado precisa,gostava de saber como fazer para obter os acordes do fado /O FADO DE CADA UM, da dona AMALIA RODRIGUES

  24. Maria da Conceição Pinto Morgado diz:

    Boa tarde. antes demais felicitar pelo trabalho que tem feito aqui nesta página que ajuda tanta gente que gostaria de tocar viola de fado. Gostaria de perguntar se tem ou se arranja algumas matérias como esta mas para quem está a aprender guitarra portuguesa afinação de lisboa como é o meu caso. Preciso de umas dicas para cortar caminhos longos e para começar a tocar mais depressa.:) Pode ajudar-me ? posso enviar o meu mail para envio de algumas ajudas caso as tenha. Fico muito grata desde já.
    Mail: saomorgado@gmail.com
    Desejo muito sucesso para os eu trabalho musical.
    Cumps,
    Conceição

  25. Pedro Pires diz:

    Pensava que aqui se falaria e se ensinaria fado de uma forma simples, popular e para todos mas deparei-me com uma aula de chinês…que palhaçada!
    FADO é simples , FADO é povo Português não de nerds com mania de intelectuais

Deixe um comentário